Pular para o conteúdo principal

Resenha: As Melhores Histórias de Viagens no Tempo - Arthur C. Clarke, Ray Bradbury, Richard Matheson

Resenha: As Melhores Histórias de Viagens no Tempo - Arthur C. Clarke, Ray Bradbury, Richard Matheson
Classificação: 4/5
Editora: Jangada

Sinopse: As Melhores Histórias de Viagens no Tempo - Arthur C. Clarke, Ray Bradbury, Richard Matheson
Dentre as temáticas do universo sci-fi, nenhuma delas é tão popular, envolvente e plural quanto as viagens no tempo. Esta coletânea reúne, em um único volume e pela primeira vez no Brasil, dezoito contos de alguns dos gigantes do universo sci-fi, abrangendo cinco décadas, de 1940 a 1990, e incluindo desde “Um Som de Trovão”, de Ray Bradbury, que inspirou o nome da famosa teoria do Efeito Borboleta, até Ursula K. LeGuin, em “Outra História ou um Pescador do Mar Interior”, ou mesmo uma ideia impensável, como no conto do premiado Jack Dann “Inversão do Tempo”, que propõe respostas surpreendentes para uma pergunta perturbadora: e se todos viajassem no tempo, menos você?

Escrever sobre ficção cientifica não é uma tarefa fácil para mim, digamos que vivemos um intenso romance entre tapas e beijos, amor e ódio. Quando recebi essa obra em parceira com a editora Jangada vi a oportunidade de conhecer o estilo mais profundamente, e confesso que são poucos os livros do gênero que me deixaram apaixonada, minha paixão pelo estilo é muito mais fácil nos cinemas com todas as suas fotografias e histórias, citando Interestelar e Planeta dos Macacos, duas grandes paixões minhas.

A temática Viagem no Tempo é vista algumas vezes como uma coisa polemica, dentro destes 18 contos, entre os mais famosos e até antigos autores que eu ainda não tinha conhecido, consegui ver que a ficção cientifica é mesclado facilmente com vários outros estilos e gêneros. No conto que mais gostei, que se chama Leviatã! do autor Larry Niven, encontramos o fantástico,  criaturas que nunca pensamos em encontrar por ai que mostram como essas viagens podem ser perigosas, homens correndo sérios riscos de mortes, lidando com seres inimagináveis. 

Lidar com espaço/tempo, com as viagens que podem acabar muito mal é uma janela que abrimos para muitas discussões, aqui em casa com a ajuda do meu irmão que também se aventurou na obra tivemos várias conversas sobre essa ponte que a ficção faz desde os riscos, até passando sobre as dimensões paralelas que podemos encontrar!

Indico essa coletânea linda para os amantes do estilo, para os apaixonados e para os leigos assim como eu que tem curiosidade e a mente aberta para se deixar gostar ou não pelas histórias mais famosas do estilo. Recomendo!

Paula Juliana

Comentários

  1. Olá! Eu também gostei muito desse livro, estou ouvindo em formato audiobook e cada história me deixa com a cabeça explodindo de pensamentos sobre o tempo, o passado e o futuro. Muito legal! Alguns contos poderiam ser adaptados pro cinema que seriam filmes muito divertidos :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!!

A Parceria dessa vez vem quente!! Quente...Hot! Pegando Fogo! Autora Simone Fraga - Livro: Minha pequena, grande mulher - Para amar e proteger!! Série: Para amar e proteger  Título: Minha pequena, Grande Mulher Autora: Simone Fraga Sinopse: Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história... Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação,

Resenha: Quem Tem Medo do Feminismo Negro? - Djamila Ribeiro

Resenha: Quem Tem Medo do Feminismo Negro? - Djamila Ribeiro Classificação: 5/5 ♥ Favorito  Editora: Companhia das Letras Skoob  Sinopse: Quem Tem Medo do Feminismo Negro? - Djamila Ribeiro Quem tem medo do feminismo negro? reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista CartaCapital, entre 2014 e 2017. No texto de abertura, a filósofa e militante recupera memórias de seus anos de infância e adolescência para discutir o que chama de “silenciamento”, processo de apagamento da personalidade por que passou e que é um dos muitos resultados perniciosos da discriminação. Foi apenas no final da adolescência, ao trabalhar na Casa de Cultura da Mulher Negra, que Djamila entrou em contato com autoras que a fizeram ter orgulho de suas raízes e não mais querer se manter invisível. Desde então, o diálogo com autoras como Chimamanda Ngozi Adichie, bell hooks, Sueli Carneiro, Alice Walker, Toni Morrison e Conceição Evaristo