Pular para o conteúdo principal

Resenha: Estudo Independente - Trilogia O Teste # 02 - Joelle Charbonneau

Resenha: Estudo Independente - Trilogia O Teste # 02 - Joelle Charbonneau
Classificação: 5/5 ♥ Favorito ♥  
Editora: Única
Skoob

Sinopse: Estudo Independente - Trilogia O Teste # 02 - Joelle Charbonneau
Estudo Independente - Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.
Selecionado pelo USA Today no TOP TEN Summer Reads. Escolha dos livreiros independentes de 2013.

''Real? Imaginação? Procuro a verdade dentro de mim, mas só encontro as batidas do meu coração e o gosto prolongado do medo.''

UAU!!!

Essa é uma boa palavra para definir o que estou sentindo ao fechar o livro Estudo Independente! Acredito que muitas pessoas já acabaram essa obra com a boca aberta e o coração apertado, essa com certeza será uma resenha difícil, pois se eu tinha já achado o primeiro livro, O Teste (resenha aqui) incrível, me falta palavras para expressar o quanto eu amei esse segundo volume! Sabe aquela sensação de ''Meu Deus! Preciso da continuação!!!'' ou ''Caraca! Que livro foi esse?!''... Mais ou menos assim foi a minha reação ao terminar! 

Só deixando claro que essa resenha não irá conter spoilers!

Recapitulando o enredo do primeiro livro: O Teste:

''Sete estágios da guerra. Quatro estágios de destruição que os humanos lançaram uns sobre os outros e os três estágios subsequentes - em que a terra lutou de volta. 
UM MUNDO DESTRUÍDO!

Recomeço. Um novo mundo. Divididos em colônias. 
A chance de ser LÍDER e fazer a diferença na reconstrução!

Um teste. O TESTE!

Uma seleção mortal que vai levar os mais aptos para a chamada universidade!  (...)

Malencia Vale. Cia passou da infância/adolescência e agora é oficialmente uma adulta. Está com medo não ser aceita para fazer o teste seu grande objetivo de vida. Geralmente confiante e forte, nunca se sentiu tão insegura. Vivi na pequena e esquecida colônia de Cinco Lagos com seus pais e seus quatro irmãos mais velhos. Nenhum dos irmãos passou para fazer o teste. Seu pai foi o única da família a ir para a faculdade. Cia quer essa chance, e para sua grande surpresa conseguiu, porém seu pai não ficou tão feliz como a moça esperava. Era decepção? Medo? Terror em seu olhar? Em um momento de confissão antes de Cia viajar para a capital, seu pai conta seu segredo. E agora Cia não sabe onde se meteu! Muitas coisas não estão às claras! Mas uma dica ficou marcada na mente da garota: NUNCA CONFIE EM NINGUÉM! ''

Em Estudo Independente o teste continua e Cia está na faculdade!
Será que ela vai conseguir fazer a diferença? Consegui-rá ajudar o mundo a se reconstruir?
Cia é uma líder isso é um fato! Será ela capaz de lutar contra um sistema cruel e falho?

'' Sinto o peito apertado. Eu costumava gostar dessas provas. Gostava de mostrar que tinha aprendido. Que tinha dado duro. Que era inteligente. Agora, porém, não tenho certeza do que é real ou de quais serão as consequências de uma resposta errada, Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vem pela frente, estou preocupada de não chegar viva no fim do dia.''

Essa obra foi super esclarecedora, enquanto no primeiro volume, é tanta tensão e medo, que já criamos uma barreira de proteção para não acreditar em nenhum personagem, nessa obra as fichas estão na mesa, o caráter das pessoas estão mais a mostra, sabemos em quem podemos confiar e em quem não podemos, tanto pelos atos dos competidores durante o primeiro teste, como também que inúmeras questões são esclarecidas e começamos finalmente a acreditar em algumas pessoas e a se proteger de outras, juntamente com Cia! 

Um livro intenso, inteligente, mais político que o primeiro volume, mas sem perder a ação, a adrenalina da narrativa! 
Se eu já tinha gostado de Cia como personagem e como pessoa, nessa obra eu me entreguei totalmente aos seus valores, aos seus medos, as suas desconfianças, até porque em determinado momento da história nós leitores sabemos mais que ela, nós sabemos o que aconteceu durante todo o primeiro livro, mas Cia não sabe! Ela age por instinto e por inteligencia durante todo o enredo, todas as decisões que ela toma durante a história como um todo, tem suas consequências, nós leitores sabemos disso e ela tem plena consciência no que seus atos podem acarretar! Para sua família, seus amigos e para sua própria vida... ou morte!

''O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade.''

Em BUSCA de um governo consistente e justo, um governo que não tem o direto de ao escolher seus líderes, ditar quem vive ou morre. A visão de que ninguém tem... o governo não tem, as pessoas não têm... o direito de ditar quem é que não é bom o suficiente para viver!
Estudo Independente fala sobre as qualidades de um bom líder, de uma pessoas que deveria cuidar e zelar por seu povo, aprender com seus erros e não sacrificar ninguém por um bem maior, porque toda a vida tem o seu valor! Acreditar nas suas verdades e valores!

''Pode ser que tentem intimidar você ou fazer com que se sinta fraca, só para ver se você é!  
Algumas provocações serão mentais. Outras, mais físicas. Todas têm a intenção de ver se você pode lidar  com a pressão de liderar um país.''

Quanto ao mocinho, na primeira resenha disse que ele ainda não havia me conquistado, nesse livro, ele finalmente conseguiu a minha confiança, gosto muito de Tomas, mas como tinha falado antes, eu não conseguia acreditar em ninguém que não fosse a Cia, na atmosfera que a gente se encontrava, acredito que isso é de se esperar, nesse segundo momento, Tomas se abriu mais, coisas que não tinham ficado as claras, foram mostradas e ele finalmente ganhou meu amor!
Assim como outros personagens que me deixei apegar: Michal, Erick, Ian... me fizeram vibrar durante a leitura e também quebraram meu coração em determinados momentos! Valeu me entregar aos personagens, a história me deu uma bela rasteira, mas estou muito esperançosa e ansiosa com o final!

''E percebo - as paredes são construídas com o meu terror. Para escapar, terei não apenas de enfrentar, mas vencer o meu medo.''

Medo! Todos sentimos medo em vários momentos de nossa vida, Estudo Independente não fala só de superar medos e procurar um sistema que seja justo e consciente! Fala de amizade, de moralidade, de valores que muitas vezes os seres humanos se esquecem quando estão sobre pressão... mas não é nesse momento que libertamos quem realmente somos? Que demostramos nosso caráter na integra? Joelle Charbonneau é uma grande autora, nessa distopia não só me coloquei no lugar das pessoas, como também sofri, me indignei junto, vivi momentos de companheirismo, de amizade, aprendi que mesmo em momentos difíceis temos que aprender a confiar nos outros, mas temos também que saber em quem confiar, seguir nossos instintos! Ter certeza em que acreditamos! Uma leitura incrível, cheia de tensão e aventura, um livro para apreciar cada segundo! 
Sobrevivência e humanidade! Até quando eles caminham lado a lado? 

''Você é esperta, Cia. Você é forte. Há pessoas como eu que estão ao seu lado e sabem que você vai conseguir. Por favor, prove que estou certo!'' 

Paula Juliana

Comentários

  1. Oi Paula!
    Eu ainda não li O Teste, mas é uma das distopias que estou mais curiosa para conhecer. A história parece ser ótima e esse sentimento de não conseguir acreditar nos personagens no primeiro livro deve ser muito interessante. Estou torcendo pela Cia, mesmo antes de ler...
    Sua resenha está incrível!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Tudo bom? Primeiro peço desculpas se já te enviei esse recado, mas como autora iniciante preciso me divulgar. Então meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Canastra Literária. Vi que você se interessou por minha história e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais delas, e aproveitar para dizer que estou com parcerias abertas então se quiser conversar pode mandar um e-mail para "raquel.machado2014@yahoo.com.br". Vou ficar muito feliz em lhe responder.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula, tudo bem?

    Nossa, olhando a capa do livro, pensei que seria sobre algo diferente, só não sei te dizer o que pensei haha! Eu ainda não conhecia a trilogia, mas confesso que, mesmo não sendo o meu estilo preferido de livro, fiquei com um pouco de vontade/curiosidade de ler! Gostei muito da sua resenha, acho super difícil fazer resenha de continuação e você se saiu muito bem!

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Essa é uma das minhas trilogias favoritas ♥ confesso que gostei bem mais do primeiro livro, sempre acabo gostando mais das partes de ação nos livros distópicos, mas Estudo Independente não deixou a desejar.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula! Flor como sempre arrasando nas resenhas super completa e no faz conseguir ver tudo que o livro tem a nos passar. Confesso que distopia é um gênero que não me encanta e me faz suspirar. Pode ser que eu esteja redondamente enganada, mas me lembrou muito Jogos Vorazes, o filme porque não li a trilogia. Meu irmão que é fã desse gênero, e aposto que ele vai adora quando eu apresentar a ele O Teste, e Estudo Independente. bjs
    Eykler
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei muito por essa trilogia!
    Fico feliz que tenha gostado tanto..
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Paula-linda,
    Sua resenha é um convite à leitura da trilogia! Vi resenhas maravilhosas sobre os volumes 1 e 2 (incluindo as suas), mas o volume 3 parece ter dividido opiniões. Mesmo assim, vejo que temos gostos literários parecidos e acho que vou curtir tanto quanto você! (rs) Estou ansiosa para ter a oportunidade de ler O Teste e Estudo Independente. Achei legal a evolução dos personagens e da história em si nesse volume… Ainda bem que o Tomas te conquistou agora (rs).

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor!
    Se eu já estava doida para ler a trilogia antes, agora após ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda.
    Tive várias recomendações ótimas sobre a trilogia e não vejo a hora de conseguir encaixá-la na minha fila de leitura.
    Pelo que pude perceber, nesse segundo livro a evolução de Cia é uma coisa notável e sua personalidade parece ser um tanto quanto marcante.
    Espero gostar tanto quanto você!
    Excelente resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Paulinha lindona amei a resenha , como sempre nos convidam a sair correndo para ler. Vou esperar sua resenha do último livro e corro com os três livros. A protagonista se destaca pela coragem , adoro protagonista com atitudes. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Paula!
    Ainda não li o primeiro livro, mas me interesso por essa trilogia. Mesmo que a ache um pouco clichê, amo distopias e O Teste não foge à regra porque tem uma premissa bacana. Esse é o segundo livro, certo? Sou apaixonada pelas capas, a editora caprichou mesmo.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bom?

    Tenho gostado das resenhas desses livros novos, estou me animando a mudar meus estilos de leitura, que até eu estava cansada... me interessei bastante pela trilogia, vou procurar a resenha do primeiro livro, acho que vou comprar para ler ^^

    Beijos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  12. Ola Paula!! participei de tantos sorteios desse serie e nada vou ter que comprar mesmo, desde do lançamento que quero ler gosto muito de distopias e essa tem tido ótimas resenhas ninguém ficou decepcionado então a serie deve ser boa mesmo.eu ainda não tinha lido uma resenha desse volume, sua resenha reforçou o que já pensava sobre a serie.

    BEIJOSSsss...
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Po, sou doido para ler essa trilogia , mais ainda não tive a oportunidade , mas como todos falam bem , ela dever ser ótima!

    ResponderExcluir
  14. Oi Paula.
    Amo distopias e é claro que conheço essa história.
    É raro o segundo livro de uma série não cair na maldição da continuação né, mas felizmente é isso que acontece com Estudo Independente.
    A protagonista continua incrível e com a mesma personalidade, e o enredo tão cativante quanto o primeiro livro.
    Com certeza uma trilogia que todos deveriam conhecer.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula,

    Ainda não li essa trilogia, mas estou doida para corrigir isso...
    Amei a sua resenha, super empolgante de verdade kk
    Está na lista

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii Paula!

    Parabéns pela resenha!
    Eu quero muito ler essa série ^^ Agora fiquei com mais vontade ainda!
    A capa é maravilhosa tanto a do primeiro quanto a do segundo!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  17. Tenho os dois primeiros livros aqui, mas ainda não li nenhum, fico feliz em saber que o segundo é ainda melhor que o primeiro e que esclarece mais coisas que o antecessor (assim se me desanimar com o primeiro, o que pelo jeiot não vai acontecer, já me animou bastante para ler a sequencia).... adoro quando os blogueiros se empolgam para falar de um livro dá até mais vontade de ler =D

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  18. Oi Paulinha! Menina como você lê rápido.
    Olha eu vou ler O Teste e confesso está mega curiosa. Gostei de ambas as resenhas e a forma como descreve me faz ver o livro como sendo ótimo.
    Espero gostar e descobrir todos estes sentimentos assim como você

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro quando o segundo livro é tão bom quanto o pimeiro,ou melhor ainda,pelo visto ela explicou melhor muitas dos acontecimentos personagens do primeiro livro e isso nos faz tomar partido e nos envolver com uns personagens e odiar outros... preciso ler essa trilogia,suas resenhas me deixam cada dia mais desesperada...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá Paula!
    Eu adorei a sua resenha.
    A história parece ser muito boa. E fiquei muito feliz com a sua pontuação, pois eu pretendo ler a trilogia.
    A capa, como sempre maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  21. Olá tudo bem?
    Bom, acabei de ler O Teste esses dias e gostei muito da história e é sem duvida uma ótima distopia. Assim como você tenho altas expectativas para o segundo livro e espero gostar tanto quanto você.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário!!!!!
      Um grande Beijo!
      Paula Juliana - Overdose Literária

      Excluir
  22. Gentee acabei de compra o box desse livro, nunca li Maze Runner ou Jogos Vorazes mas esse confesso estou supperr ansiosa pra ler. Bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm

Resenha: Noiva - Ali Hazelwood

Resenha: Noiva - Ali Hazelwood Classificação: 5/5 ♥♥ Favorito ♥♥ Editora:Arqueiro Skoob Sinopse: Noiva - Ali Hazelwood Neste primeiro romance paranormal de Ali Hazelwood, uma aliança perigosa entre uma vampira e um lobisomem acaba se tornando um tórrido caso de amor. “Um romance paranormal com humor, reviravoltas e cenas picantes.” – Hannah Whitten, autora de Para o trono Misery Lark, filha do vampiro mais poderoso do sudoeste, nunca foi bem-vista pelos seres de sua espécie. Ela passa seus dias anonimamente em meio aos humanos, isolada, até que é chamada para firmar um acordo de paz entre vampiros e licanos, seus inimigos mortais. Para isso, será obrigada a se casar com Lowe Moreland. Licanos são lobisomens cruéis e imprevisíveis, e o alfa do bando, Lowe, não é exceção. Ele governa o grupo com autoridade absoluta, mas também com justiça. Pela forma como acompanha cada passo de Misery, fica claro que não confia nela. E ele não poderia estar mais certo... A vampira tem as próprias razões