Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Amor em Primeiro Lugar - Emily Giffin

Resenha: O Amor em Primeiro Lugar - Emily Giffin
Classificação: 5/5
Editora: Novo Conceito

Sinopse: O Amor em Primeiro Lugar - O tempo é uma coisa complicada. Quando você quer aproveitar algo, o tempo passa voando. Quando você quer superar algo, ele se arrasta eternamente - Emily Giffin
Uma tragédia familiar muda tudo na vida das irmãs Josie e Meredith. A tristeza torna-se algo recorrente, mas elas fazem de tudo para seguir em frente. E seguem... Quinze anos mais tarde, Josie e Meredith não têm um relacionamento harmonioso. As diferenças de personalidade delas, que já existiam antes da tragédia, estão ainda mais acentuadas. Elas se veem com frequência, mas não se entendem. Uma vida marcada pela tristeza velada e por segredos que as afastam cada vez mais. Será que Josie e Meredith vão conseguir se libertar de seus medos e se abrir para o novo? Será que, finalmente, elas conseguirão seguir em frente de verdade? “O Amor em Primeiro Lugar” é uma fascinante história sobre família, amizade e a coragem de seguir o próprio coração.

''O tempo é uma coisa complicada. Quando você quer aproveitar algo, o tempo passa voando. Quando você quer superar algo, ele se arrasta eternamente.''

Amor. Família. Perdão.
Vidas marcadas por um trágico acontecimento. Palavras e atitudes ditas, e ou não ditas que mudam vidas...

Emily Giffin definitivamente sabe passar sua mensagem. O Amor em Primeiro Lugar foi uma leitura digamos que um pouco inusitada, o título nos remete a uma história romântica, mas o foco dessa leitura vai muito além. Já conhecia a escrita da autora,  sua maneira de contar histórias e mesmo assim a obra foi uma surpresa, por vezes direta e curta, por vezes longa e extensa, e muitas vezes mexendo com minhas emoções. Quando comecei a ler não sabia nada do que iria encontrar e gradativamente fui encontrando a história e me encontrando nas personagens.

Um livro sobre família. 
Um livro sobre duas mulheres, duas irmãs, que não podiam ser mais diferentes, e que mesmo assim tem suas vidas marcadas pela sombra de um acidente. 
Conhecemos Josie e Meredith, IRMÃS, duas irmãs, e acima de tudo irmãs de DANIEL, este que falece logo nas primeiras páginas da obra e dita os atos e rumos, os caminhos que suas irmãs irão trilhar. 

É fácil culpar uma tragedia, é fácil colocar a culpa dos acontecimentos de sua vida em um acidente ou no destino, mas cada um vive seu luto de uma maneira, e em uma família unida, que tem como a cola disso tudo um bom menino, um bom homem, bom filho e irmão, que não merecia morrer, mas acidentes acontecem, o mais difícil é lidar com essa perda.
Anos se passaram após o acidente que levou o irmão dessas mulheres e suas vidas não tomaram o rumo esperado, Josie e Meredith, a positiva e a negativa, a professora e a advogada que sonhava em ser atriz. 

Josie queria um amor, um marido, um casamento com filhos, principalmente filhos, aos 37 anos nunca teve isso, é professora do primeiro ano, vive uma obsessão por seu ex, Will, que é muito bem casado e com uma filhinha, esta que está na classe que Josie dará aulas esse ano.

Meredith largou o sonho de ser atriz e virou advogada, a mulher que não queria casamento, casou com o melhor amigo do seu irmão e teve uma linda filhinha, mas não está vivendo a vida que queria, Meredith está vivendo digamos que uma crise pessoal, está infeliz e insatisfeita, e isso transborda em todas as suas relações, principalmente com seu marido, e com sua irmã, que NUNCA teve um bom relacionamento e que piorou muito após a morte de Daniel.

A obra é intercalada sob a perspectiva das duas irmãs, um capitulo para Josie, um para Meredith, e assim sucessivamente, em primeira pessoa, é difícil não se envolver com as vidas dessas personagens e não mergulhar nas suas frustrações, sonhos e rancores, é legal também ver como uma vê a outra, e como os olhares são diferentes. 
Confesso que amei Josie, gostei muito do seu modo de olhar a vida, da sua busca corajosa pelo que quer, e também pela sua coragem de encarar seus fantasmas em certo ponto da história, ela para mim é a irmã amada. 

Meredith me incomodou muito, principalmente pela maneira de agir com os outros e essa insatisfação, que a tornou uma mulher muito amarga, ela queria a liberdade da irmã, dizia que Josie sempre fazia o que queria quando queria, mas a verdade era que sua vida não saiu como sonhou e invejava a irmã pela coragem. Claro, que aqui estamos falando do meu envolvimento com as duas, o que interpretei dessa relação entre elas, nenhuma delas era perfeita, de certo modo Josie também queria o que Meredith tinha, o que me fez digamos, que ficar do lado de Josie e gostar mais de sua parte da história foi a visão de vida da personagem e como ela encarava e olhava o mundo. 

O livro é muito bonito, por várias vezes, principalmente quando Daniel é citado me emocionei muito. A lição é digna de ser lida, toda a relação das irmãs tem uma finalidade, a história e os fatos que aconteceram na noite do acidente vão se revelando, se conectando, e ao mesmo tempo que vamos conhecendo a história, vamos nos envolvendo com as irmãs, família e amigos.
Josie decide ser mãe sozinha, Meredith decide dar um basta no que não à está fazendo feliz. É uma história não só sobre perdas e maternidade, é uma história que fala sobre a busca pela sua felicidade e como é difícil aceitar e mudar o que não está bom.

Um drama sobre amor. Torci muito pelas duas irmãs, em um determinado ponto tudo se resume ao perdão, a aceitação e ao amor. Emily Giffin escreve lindamente. O livro tem um ritmo próprio, aqui não se vai achar grandes aventuras, ou paixões alucinantes, são histórias de vidas que podem acontecer com quaisquer pessoas, ou com muitas famílias, são histórias reais, que falam sobre sentimentos. O Amor em Primeiro Lugar é tocante e sensível, falando sobre o que no fundo realmente importa! Recomendo!

Paula Juliana

Comentários

  1. Quem conhece o meu gosto por leitura sabe que sou uma admiradora da Emily, que já li todos os livros dela lançado no Brasil, e não vai ser diferente com O Amor Em Primeiro Lugar. Mas ainda não comprei estou esperando meu marido me dá de presente kkkk espero que no meu aniversário venha kkkkkk!
    Mas confesso, que essa história de irmãs não estava me encantando muito rsrsrs! Mas claro mesmo assim ia ler, mas agora depois da sua resenha me deu muita vontade de ler logo. Tinha esquecido que o que me encanta nos livros da Emily, são os detalhes e vc me fez lembrar deles. Você arrasa sempre... Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Últimas Postagens Overdose:

Postagens mais visitadas deste blog

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS

Li - Gostei e Indico! SÉRIE NIGHT HUNTRESS  1º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: A Caminho da Sepultura Sinopse: A meia vampira Catherine Crawfield persegue os mortos-vivos atrás de vingança, esperando que um destes seres seja seu pai. Capturada por Bones, um vampiro caçador de recompensas, é forçada a uma parceria profana. Em troca de encontrar o pai, Cat concorda em treinar com o sexy caçador noturno até que seus reflexos de combate estejam tão afiados quanto os dentes dele. 2º Livro da Série Night Huntress – Jeaniene Frost Título Nacional: Com um Pé na Sepultura Sinopse: A meio-vampira Cat Crawfield é agora a Agente Especial Cat Crawfield, trabalhando para o governo para livrar o mundo de mortos-vivos mal intencionados. Ela ainda usa tudo o que Bones, seu ex-namorado sexy e perigoso, ensinou a ela. Mas quando Cat torna-se alvo de assassinos, o único homem que pode ajudá-la é justamente o vampiro que ela abandonou. Estar perto d

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield

Resenha: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Classificação: 4/5 Editora: Cultrix Skoob  Sinopse: Como superar seus limites internos - Aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade - Steven Pressfield Em Como Superar seus Limites Internos - nova edição do clássico A Guerra da Arte -, o romancista best-seller Steven Pressfield identifica o inimigo que todos precisamos enfrentar em nós mesmos, traçando um plano de batalha para o vencermos e apresentando importantes ensinamentos para alcançarmos o máximo de sucesso. Ele enfatiza ainda a resolução necessária para reconhecer e superar os obstáculos à ambição, e mostra, com clareza, como chegar ao mais alto nível de disciplina criativa. Com prefácio exclusivo de Lúcia Helena Galvão, professora de Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil há 31 anos, este livro é simplesmente A Arte da Guerra de Sun Tzu para a alm

Resenha: Noiva - Ali Hazelwood

Resenha: Noiva - Ali Hazelwood Classificação: 5/5 ♥♥ Favorito ♥♥ Editora:Arqueiro Skoob Sinopse: Noiva - Ali Hazelwood Neste primeiro romance paranormal de Ali Hazelwood, uma aliança perigosa entre uma vampira e um lobisomem acaba se tornando um tórrido caso de amor. “Um romance paranormal com humor, reviravoltas e cenas picantes.” – Hannah Whitten, autora de Para o trono Misery Lark, filha do vampiro mais poderoso do sudoeste, nunca foi bem-vista pelos seres de sua espécie. Ela passa seus dias anonimamente em meio aos humanos, isolada, até que é chamada para firmar um acordo de paz entre vampiros e licanos, seus inimigos mortais. Para isso, será obrigada a se casar com Lowe Moreland. Licanos são lobisomens cruéis e imprevisíveis, e o alfa do bando, Lowe, não é exceção. Ele governa o grupo com autoridade absoluta, mas também com justiça. Pela forma como acompanha cada passo de Misery, fica claro que não confia nela. E ele não poderia estar mais certo... A vampira tem as próprias razões